quarta-feira, 19 de março de 2014

O que é uma variável?

No post sobre Classe, eu disse que "as coisas que um objeto conhece sobre si mesmo se chamam Variáveis de instância (O estado de um objeto, os dados)", e ai entramos na questão o que são variáveis?

Formalmente Variáveis são endereços de memória que tem um espaço ou tamanho definido de acordo com o tipo de dado que será guardado.
Quando declaramos uma variável estamos associando seu nome (identificador) ao local da memória onde está armazenado sua informação, as variáveis em Java podem ser primitivas e de referencia de objeto, mas veremos isso mais pra frente.

Declarar uma variável na prática, nada mais é do que dar um nome e definir um tipo a essa variável. Esse 'tipo' é o que define ao quanto de memória que é alocada (Falaremos em breve aqui sobre tipos de variáveis, por enquanto vamos só compreender a definição do que é a variável em si). Exemplo:

int  idade;

int é o tipo, idade é o nome da variável.

Essa variável é inicializada quando atribuímos o primeiro valor a ela. Exemplo:

int  idade = 20; 

int é o tipo, idade é o nome da variável e 20 é o valor.


Pra não esquecer:

Quando criamos uma variável em Java, devemos observar algumas regras e padrões :

  • É uma boa prática que a primeira letra seja minúscula e pode-se utilizar também  o Undescore ( _ ) ou o Cifrão ( $ ). Se for preciso escrever mais de uma palavra para formar o nome da sua variável, elas devem ser juntas (sem espaço), a primeira letra de cada palavra interna deve ser maiúscula (um formato chamado de "camelCase") e os caracteres podem ser A-Z, a-z, 0-9.

  • É recomendado usar nomes significativos, que definem exatamente o que significa a variável. Por exemplo:  idade, nome, salário, larguraDoBotao, sexoDosAlunos, etc.

  • O Java tem uma lista de palavras reservadas, e uma variável não pode ser nenhuma dessas palavras, por isso segue abaixo um quadro com as palavras reservadas do java, para que vocês não as utilizem como nome de variáveis. 




Melissa Lobo,

2 comentários:

  1. Gostaria de adicionar, que variáveis em JAVA não deve começar com números. Fora isto, Excelente matéria!

    ResponderExcluir