segunda-feira, 10 de março de 2014

O Método main()

Agora que já sabemos o que é uma classe (falaremos mais sobre elas em breve), você deve estar pensando como escrever um código Java de modo que ele seja executado?! Bom tudo começa com o método main(). O método main() é o responsável por fazer o seu programa ser executado, ele é quem da início a todo o processo, você pode criar um monte de coisa dentro do seu programa, mas se ele não tiver um método chamado Main, quando você for rodar, ele não vai funcionar, então, todo programa Java necessita de um método Main.

A forma desse método é a seguinte:

      public static void main(String[ ] args) {
   }

public, aqui, significa que qualquer outra classe pode utilizar esse método.
static significa que o método pode ser invocado mesmo sem ser criado nenhum objeto da classe. Na maioria das vezes, os métodos de uma classe só podem ser chamados por seus objetos, mas um método static escapa dessa restrição. Nesse momento você não precisa compreender completamente ele, com o tempo ele ficará mais claro, só precisa saber que ele existe e que ele deve ser utilizado no método main()
void é o tipo de retorno, como o método main não retorna nada, diz-se que ele retorna void.
main é o nome do método
String {} args, é a lista de parâmetros. main() recebe apenas um parâmetro: um vetor (também chamado array) de objetos da classe String, que representa sequências de caracteres. A declaração do parâmetro é o seu tipo seguido do seu nome (no caso, foi chamado de args, mas poderia ser qualquer identificador não reservado). Note que há um par de colchetes ([]) logo à frente da palavra String; os colchetes significam que o parâmetro args não é uma String, mas sim um array de String. Por ora, esse parâmetro pode ser ignorado.



Pra não esquecer:
public  modificador de acesso do método;
static marcar que o método é estático;
void é o tipo de retorno do Método;
main : é o nome do método;
String {} args  sao parâmetros/argumentos do método;


Melissa Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário