quarta-feira, 1 de junho de 2016

Conceitos básicos - Colinha


  • IP: cada usuário e cada site tem um endereço, o chamado IP, um conjunto de números que serve como identidade de quem usa. É a partir desse caminho que os protocolos saberão de onde veio o pedido, para quem veio e para onde ele deve enviar a informação.
  • Pacotes TCP/IP: basicamente, toda informação transmitida entre IPs vem em pacotes, os quais têm formatos preestabelecidos. Como todas as requisições obedecem à mesma linguagem, essas informações precisam vir organizadas e ordenadas para que sejam compreendidas. Esses pacotes estão relacionados aos dados transmitidos pelas redes.
  • Servidor DNS (Domain Name Service): é o lugar onde ficam registrados os nomes e os IPs dos sites. É impossível ter dois endereços iguais, porque cada um vai armazenar informações referentes a um site. Além desses, existem ainda servidores responsáveis só por armazenar o conteúdo dos sites.
  • Sistemas CMS (Content Management System): são sistemas responsáveis por organizar o conteúdo para um site. Por isso que para gerenciar um blog não precisamos saber programar. Existem interfaces que auxiliam os usuários a colocarem suas informações e o que desejam publicar.
  • Cookies: quando visitamos algum site, deixamos esse pequeno registros. Ele indica ao servidor que já visitamos aquele site alguma vez e nos ajuda a personalizar a navegação na Internet.
  • HTTP: é a sigla para para “HyperText Transfer Protocol”, ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto”, em português. Esse é o tal sistema de pedidos que a Internet utiliza, e ele nada mais é do que o estabelecimento de algumas “regrinhas” para essa troca de dados. Em outras palavras, é como se fossem as regras para envio de uma correspondência comum, nos correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário