terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Pomodoro

Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de uma técnica chamada Pomodoro, pois bem, resolvi começar o ano falando um pouco sobre essa técnica, que ajuda muito a nos concentrarmos sem ficar exausto e ter um dia mais produtivo.

A proposta é bem simples, trabalhar por 25 minutos seguidos em uma determinada tarefa e ao termino desse período você faz uma pausa de 5 minutos, veja seus emails, noticias, whatsapp, etc. Depois de fazer 4 pomodoros de 25 min com suas devidas pausas de 5 min, você descansa por 30 min, toma um café, estica as pernas, compra um doce, e volta e segue o mesmo processo novamente.

 Você pode usar um timer de cozinha como o da imagem, ou marcar no celular, tanto faz.

Pomodoro:

  1. Separe uma tarefa para trabalhar;
  2. Ajuste o Timer para 25 minutos;
  3. Nesse período não faça nada além da tarefa selecionada, nada de emails, telefone, facebook, whatsapp, se concentre;
  4. Faça um intervalo de 5 minutos ao termino de cada pomodoro, (agora sim pode ver emails, telefone, whatsapp, etc).
  5. A cada 4 pomodoros faça um intervalo de 30 minutos. 
Obs: Registre em algum lugar, tabela, caderno de anotações ou agenda, quantos pomodoros fez no dia, e veja o quão produtivo foi ao longo do dia. 


Historia
A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. A técnica foi nomeada após seu autor Francesco Cirillo tê-la aplicado pela primeira vez utilizando um cronômetro em formato de tomate ("pomodoro" em italiano significa "tomate").

Embora a técnica Pomodoro seja extremamente simples e fácil, ela não deve ser usada simplesmente como um processo de acelerar o desenvolvimento da tarefa, mas sim como uma unidade de esforço temporal além do poder que ela tem de focar na tarefa, evitando distrações. Portanto, além de você descobrir ao longo do tempo quais são as atividades em que você seja menos produtivo, você poderá tentar se desenvolver melhor nesses seus pontos mais fracos.

Um comentário: