quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Não tenha medo de aprender

No inicio nada é fácil, e aprender Java ou qualquer outra linguagem também não seria. Mas antes de qualquer coisa você precisa de força de vontade e gostar de estudar, para assim poder vencer os desafios impostos a quem opta por programar, pois vida de programador não é só ganhar bem, exige muito estudo e dedicação. E cada dia que passa adiando as coisas é uma oportunidade perdida.

Pois isso não tenha medo, ninguém nasce sabendo de nada, claro que algumas pessoas tem um QI mais alto, mas isso não significa nada se você realmente estiver disposto a ser o melhor. E o lado bom de não saber nada é que você pode aprender tudo. No inicio você não será o melhor, e não tenha medo disso, não fique com vergonha de trabalhar, estudar ou estar perto de pessoas cujo nível é o qual deseja alcançar. Use isso como motivação para se tornar tão bom quanto as pessoas ao seu redor, e aproveite para aprender com eles, sugue o máximo de informação que puder, faça perguntas, enche o saco. Veja se há encontros de grupos de desenvolvedores próximo de onde mora e participe dessas reuniões. Você pode usar a internet também há fóruns e comunidades espalhadas por ai. E desenvolvedores estão frequentemente procurando por projetos para ocupar seu tempo livre, praticar novas técnicas e aprimorar suas habilidades. Você vai se surpreender com o que se pode aprender quando não deixamos o medo nos influenciar.

Outro ponto é: Ame o que você faz. Pode parecer clichê, mas a verdade é que se for pra programar só pelo salário, ou para desistir futuramente, então é melhor nem começar. Se você não gostar do que você faz, se não houver paixão você não será realmente um cara bom. E os caras bons e que amam o que fazem vão notar isso, e então você será só mais um idiota no meio de tantos outros, além de não conseguir aquele salário ou reconhecimento esperado. Então é melhor que encontre um emprego pelo qual você seja apaixonado.

E por ultimo estipule metas, crie uma agenda, ou lista de tarefas e vá riscando elas conforme for as realizando, crie prazos para conclusões de livros, apostilas, fóruns, videos e programinhas que estiver lendo, acompanhando ou criando. Assim você já vai se preparando para empregos futuros, porque infelizmente ou felizmente todos eles te estipulam metas, deveres e tarefas a se cumprir. Por isso se organize e se explore o máximo que puder, e em breve enxergará os resultados.


5 comentários:

  1. Ola Melissa, bem?

    Como você se preparou pra alcançar esse seu objetivo?
    Pois só de ler, é nítido que ama o que faz, além de escrever muito bem!

    Gostaria de saber se tem alguma maneira de eu me comunicar contigo por outro lugar, sem ser só o seu blog.

    Obrigado.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode falar comigo pelo Talk do Gmail estou conectada o tempo todo.

      Eu comecei lendo os livros dos quais falei aqui no blog, e criei esse blog e uma conta no Github tudo que eu ia aprendendo postava aqui, testava e comitava no github, lá tem todos os meus projetos, e programinhas desde uma simples classe até projetos mais complexos como loja virtual, biblioteca, sites, etc.

      Excluir
  2. Esses livros realmente ajuda?

    Tive a sorte de ter uma professora esse semestre que me ajuda muito, ela da aula de algoritmo em outra faculdade e como a sala vai embora nas aulas dela eu fico lá aprendendo um pouco de linguagem C rs

    Como faço para ver seus trabalhos, entrei no github, porém não achei você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite e aprenda o que puder com ela sobre algorítimos, pelo menos o básico, porque em provas para Junior as vezes cai algum algorítimo, então é bom saber um pouquinho, mas não é sempre, mais em empresas grandes. É MelissaLobo meu github.

      Excluir
  3. Obrigado Melissa.

    To estudando me dedicando, o ruim é não trabalhar com isso todos os dias, sou estagiário no suporte rs

    Você programa em quais linguagens?

    ResponderExcluir