sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Fim do Orkut

Há um bom tempo já sabíamos que o Orkut ia morrer, assim como Msn se foi junto de seus emoticons. Achei até que demoram pra tomar essa decisão. Mas agora é oficial, hoje já não é mais possível criar perfil no orkut. E quem já tem conta na rede social só tem mais três meses de uso.
  • 29/06/2014, domingo
Foi o último dia para criar perfis.
  • 29/09/2014, segunda-feira
Último dia da rede social. Último dia para exportar suas fotos para o Google Plus.
  • 30/09/2014, terça-feira
Fim do Orkut.
  • Setembro de 2016
Último mês para fazer um backup de suas informações do orkut para o computador. Servem mais para lembrar o passado mesmo, por enquanto não dá para exportar essas informações para outra rede social.

Porque o Orkut morreu?

Primeiro a queda do Orkut começou quando os próprios usuários bombardearam o site com propagandas e spans, o fato de poder enviar uma unica mensagem pra todos os 'amigos' de uma só vez, fez com que se tornasse impossível controlar as mensagens recebidas. Assim aos poucos o Orkut acabou estagnado, virando coisa do passado, enquanto o Facebook surgia com direito a filme e tudo, conseguindo controlar as propagandas e direcionando melhor os interesses dos usuários. Fora que o Orkut era praticamente uma rede social nacional, enquanto o Facebook não. E com o passar dos anos, surgiu uma grande necessidade de se conectar com o mundo inteiro.

Porque o Orkut vai deixar saudade?
Porém o Facebook não tem alguns recursos dos quais nós brasileiros amávamos no Orkut. Como por exemplo:
  • Depoimentos - Até o Linkedin tem depoimentos. E quem não se comovia ao abrir o Orkut e ter recebido um depoimento, seja de um amigo, da pessoa amada, da família, ou aquele que vinha na primeira hora do dia do seu aniversário. Era tão fofo quanto flores e chocolates.
  • Fóruns e Comunidades - Até o Yahoo! Respostas funciona melhor como fórum do que os grupos do Facebook. E venhamos, as comunidades eram a melhor coisa do Orkut, você conhecia pessoas com gostos musicais parecidos, encontrava os melhores links para baixar música, filmes, etc. Passava a noite discutindo com desconhecidos. E nunca ia para um Show sozinho. 
  • Visitantes - Todo mundo adorava conferir a sua lista de visitantes, e ver quem andou fuçando a sua rede social. E para quem não queria ser visto tinha a opção de desabilitar essa função.
  • Todo mundo era feliz jogando a Colheira Feliz e o Café Mania. Roubando e regando o jardim do vizinho, era uma competição danada quem estava em qual nível, ou como decoravam o seu Café. Ao contrario do Facebook que os jogos se tornaram um inferno, por causa de um monte de solicitações que realmente enchem o saco.
  • Por fim, o Orkut sempre lhe mandava uma frase especial todos os dias. Que muitas vezes eram boas frases de se ler.
Mais informações sobre esse fim, acesse a página de suporte do Google ou o Blog Oficial do Orkut.

Melissa Lobo.

terça-feira, 1 de julho de 2014

HTML

O HTML significa 'Hyper Text Markup Language',  é uma linguagem  de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet. Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem.
  Para testar os códigos, basta salvar o arquivo em formato .HTML e executar. Para o teste é necessário ter um navegador configurado como padrão. Não é necessária internet, pois o arquivo com os códigos esta na maquina onde esta sendo executado.
  Os códigos (conhecidos como Tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros. A  maioria dos códigos em HTML precisam ter um código de inicialização e um de finalização (Tag de abertura e Tag de fechamento).
Por exemplo, para definir o titulo da pagina, é necessário escrever:
<title>Título da minha Página</title>
</title> serve para “avisar” que ali acaba o titulo, caso não seja posto, todos os códigos definidos depois serão considerados parte do titulo.
Ai os browsers (navegadores) identificam essas tags e apresentam a página conforme está especificada. 

Agora segue abaixo algumas Tags básicas das quais são bastante utilizadas:


Tags HTML básicas:
TagDescrição
<html>Define um documento HTML
<body>Define o corpo do documento
<h1> a <h6>Define título 1 a título 6
<p>Define um parágrafo
<br>Insere uma única quebra de linha
<hr>Define um filete horizontal
<!-->Define um comentário

Tags de Formatação de Textos:
TagDescrição
<b>Define texto em negrito
<big>Define texto grande
<em>Define texto enfatizado;
<i>Define texto em itálico
<small>Define texto pequeno
<strong>Define texto forte
<sub>Define texto subescrito
<sup>Define texto superescrito
<ins>Define texto inserido
<del>Define texto cancelado

Tags de "Saída de Computador":
TagDescrição
<code>Define texto de código de computador
<var>Define uma variável

Tags de Listas:
TagDescrição
<ol>Define uma lista ordenada
<ul>Define uma lista não ordenada
<li>Define um item de lista
<dl>Define uma lista de definições
<dt><Define um termo de definição
<dd>Define uma descrição de definição

Tags de Tabelas:
TagDescrição
<table>Define uma tabela
<th>Define um cabeçalho de tabela
<tr>Define uma linha de tabela
<td>Define uma célula de tabela
<caption>Define um título de tabela
<colgroup>Define um grupo de colunas de tabela
<col>Define os valores de atributo para uma ou mais colunas em uma tabela
<thead>Define um cabeçalho de tabela
<tbody>Define o corpo de uma tabela

Link de Tags:
TagDescrição
<a>Define uma âncora

Tags de Cabeçalho:
TagDescrição
<head>Define informação sobre o documento
<title>Define o título do documento
<base>Define o URL base para todos os vínculos numa página
<link>Define a referência do recurso
<meta>Define meta informação

TagDescrição
<!DOCTYPE>Define o tipo do documento. Esta tag vai antes da tag de início <html>



terça-feira, 10 de junho de 2014

Palavra reservada THIS

A palavra reservada this é usada quando se quer fazer uma referencia a um objeto ou chamar um construtor da própria classe. Geralmente chama-se um construtor da própria classe quando queremos evitar a repetição de código. Por exemplo, se tiver uma variável global e uma local com o mesmo nome, o this.variável fará referência a variável local dentro do método. Isso nada mais é do que uma das regras ou a principal regra da Programação Orientada a Objetos, o reuso de código.

Exemplo:
public class Contato {
private String nome;
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}

Pra não esquecer:
Você só pode inserir this()  dentro de um construtor e essa deve ser a primeira instrução do construtor.


Melissa Lobo.

Classes Wrapper

Uma classe wrapper é uma classe empacotadora, há uma classe wrapper para cada tipo primitivo em Java. Por exemplo, a classe wrapper para o tipo int é Integer, para o float é Float, e assim por diante. O nome do tipo primitivo é simplesmente o nome em minúsculas do wrapper, exceto para char, que passa a ser Character, e int, que a passa a ser Integer.

O wrapper fornece métodos de objeto para os oito tipos primitivos. Como por exemplo os métodos equals(Object) e toString, o primeiro é utilizado para comparações enquanto que o segundo permite que o conteúdo de um objeto seja representado em formato de texto.

Usamos  os tipos primitivos porque eles são mais rápidos e consomem menos memória, permitem operações mais complexas e são eficientes quando usados em laços e expressões. Porém os tipos primitivos não podem ser utilizados em Collections, só objetos. Sendo assim, a solução é usar Wrappers.

Melissa Lobo.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Todas as classes em Java estendem a classe Object

Pra não esquecer:
A classe object é a mãe de todas as classes; é a superclasse de tudo.

Diferença entre Métodos Sobrecarregados e Subscritos

Métodos
SobrecarregadosSubscritos
Lista de argumentosDeve ser alteradaNão deve ser alterada
Tipo de retornoPode ser alteradoNão deve ser alterado
ExceçõesPodem ser alteradasPodem ser reduzidas ou eliminadas. Não devem ser lançadas novas ou abrangentes
AcessoPode ser alteradoNão deve se tornar mais restritivo. Pode se tornar menos restritivo
ChamadasO tipo da referencia determina que versão sobrecarregada (baseada nos tipos de argumentos declarados) será selecionada. O método real a ser chamado ainda terá uma chamada virtual no tempo de execução, a coincidência de argumentos já terá sido definida, só faltando a classe real onde o método reside. O tipo do objeto (em outras palavras, o tipo da instancia real na memória) será selecionado. Isso ocorrerá a todo instante

terça-feira, 3 de junho de 2014

Array (Vetor)

Em Java, os Arrays são objetos que armazenam múltiplas variáveis do mesmo tipo, ou variáveis que são todas subclasses do mesmo tipo. É comum ouvirmos "array de objetos". Porém quando criamos um array de alguma classe, ele possui referências. O objeto, como sempre, está na memória principal e, no seu array, só ficam guardadas as referências (endereços). Os arrays podem armazenar ou primitivos ou referências a objetos, mas o próprio array será sempre um objeto no heap (falarei mais sobre o heap, em breve), mesmo se o array declarado para armazenar elementos primitivos. Em outras palavras, não existe um array primitivo, mas você pode criar um array de primitivos.

Como os Arrays são declarados? 
Informando-se o tipo de elementos que o array irá armazenar (um objeto ou primitivo), seguido por colchetes em um dos lados do identificador. Lembrando que uma array de tipos primitivos guarda valores, uma array de objetos guarda referências.
Exemplo:

int[] testes;

int[] é um tipo. E como um array é sempre um objeto, a variável testes é uma referência. Vamos precisar criar um objeto para poder usar o array.
Exemplo:

testes = new int[10];

E você pode (deve) fazer isso diretamente assim:

int[] testes = new int[10];

Pra não esquecer:
Ao declarar uma referencia ao array, você deve sempre colocar os colchetes do array imediatamente depois do tipo declarado, em vez de depois do identificador (nome da variavel). Dessa forma, qualquer um que leia o código saberá facilmente que, por exemplo, testes é uma referência a um objeto de array int, e não um tipo primitivo int.

Criamos um array de int de 10 elementos e atribuímos o endereço no qual ele foi criado.
Podemos ainda acessar os elementos do array:
Exemplo:

testes[5]= 8;

O código acima altera o quinto elemento do array, como pode ver na ilustração abaixo.
| | | | |8| | | | | |

Cada item em um array é chamado de elemento, e cada elemento é acessado pela posição numérica. Como na ilustração abaixo as posições são numeradas a partir do 0 (zero). O 5º elemento, por exemplo, é acessado na posição 4.
|0|1|2|3|4|5|6|7|8|9| -> Posições
 | | | | | | | | | |
 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 -> Elementos

Lembrando que na declaração de um array, cada elemento recebe um valor padrão, sendo 0 (zero) para números de tipo primitivo, falso (false) para elementos booleanos e nulo (null) para referências.

Arrays multidimensionais
Pois é, ainda não acabou! Um array pode ter mais de uma dimensão. Isto é, em vez de termos um array de 10 testes, podemos ter um array de 10 por 10 testes e você pode acessar o teste na posição da coluna x e linha y. Na verdade, um array bidimensional em Java é uma array de arrays. Parece confuso mas é simples, a ilustração deixa bem claro.
Exemplo:
Não vou entrar muito a fundo nessas dimensões, mas vocês podem pesquisar mais a respeito se desejarem. Enfim em Java é fundamental entender o funcionamento de um Array e saber como utilizá-lo. Como podem ver não é tão difícil e é bem útil guardar objetos e valores em um array.

Pra não esquecer:

tipo[] nome_do_array = new tipo[numero_de_elementos];
Ou:
tipo[] nome_do_array = { valor1, valor2, ...,valorx};


Melissa Lobo,

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Declaraçoes de variáveis

Existem dois tipos de variáveis em Java as Variáveis de tipo Primitivos e as Variáveis de referencia

Primitivos - Um primitivo pode ser de oito tipos diferentes: char, bollean, byte, short, int, long, double  ou float. Uma vez declarado, o seu tipo primitivo não pode nunca ser modificado, embora na maioria dos casos o seu valor possa se modificar.

Variáveis de referencia- As variáveis de referencia são usadas para se referir (ou acessar) um objeto. Uma variável de referencia e declarada como sendo de um tipo especifico, e esse tipo não pode nunca ser modificado. Uma variável de referencia pode ser usada para referir-se a qualquer objeto do tipo declarado, ou de um subtipo do tipo declarado (um tipo compatível).