sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Fim do Orkut

Há um bom tempo já sabíamos que o Orkut ia morrer, assim como Msn se foi junto de seus emoticons. Achei até que demoram pra tomar essa decisão. Mas agora é oficial, hoje já não é mais possível criar perfil no orkut. E quem já tem conta na rede social só tem mais três meses de uso.
  • 29/06/2014, domingo
Foi o último dia para criar perfis.
  • 29/09/2014, segunda-feira
Último dia da rede social. Último dia para exportar suas fotos para o Google Plus.
  • 30/09/2014, terça-feira
Fim do Orkut.
  • Setembro de 2016
Último mês para fazer um backup de suas informações do orkut para o computador. Servem mais para lembrar o passado mesmo, por enquanto não dá para exportar essas informações para outra rede social.

Porque o Orkut morreu?

Primeiro a queda do Orkut começou quando os próprios usuários bombardearam o site com propagandas e spans, o fato de poder enviar uma unica mensagem pra todos os 'amigos' de uma só vez, fez com que se tornasse impossível controlar as mensagens recebidas. Assim aos poucos o Orkut acabou estagnado, virando coisa do passado, enquanto o Facebook surgia com direito a filme e tudo, conseguindo controlar as propagandas e direcionando melhor os interesses dos usuários. Fora que o Orkut era praticamente uma rede social nacional, enquanto o Facebook não. E com o passar dos anos, surgiu uma grande necessidade de se conectar com o mundo inteiro.

Porque o Orkut vai deixar saudade?
Porém o Facebook não tem alguns recursos dos quais nós brasileiros amávamos no Orkut. Como por exemplo:
  • Depoimentos - Até o Linkedin tem depoimentos. E quem não se comovia ao abrir o Orkut e ter recebido um depoimento, seja de um amigo, da pessoa amada, da família, ou aquele que vinha na primeira hora do dia do seu aniversário. Era tão fofo quanto flores e chocolates.
  • Fóruns e Comunidades - Até o Yahoo! Respostas funciona melhor como fórum do que os grupos do Facebook. E venhamos, as comunidades eram a melhor coisa do Orkut, você conhecia pessoas com gostos musicais parecidos, encontrava os melhores links para baixar música, filmes, etc. Passava a noite discutindo com desconhecidos. E nunca ia para um Show sozinho. 
  • Visitantes - Todo mundo adorava conferir a sua lista de visitantes, e ver quem andou fuçando a sua rede social. E para quem não queria ser visto tinha a opção de desabilitar essa função.
  • Todo mundo era feliz jogando a Colheira Feliz e o Café Mania. Roubando e regando o jardim do vizinho, era uma competição danada quem estava em qual nível, ou como decoravam o seu Café. Ao contrario do Facebook que os jogos se tornaram um inferno, por causa de um monte de solicitações que realmente enchem o saco.
  • Por fim, o Orkut sempre lhe mandava uma frase especial todos os dias. Que muitas vezes eram boas frases de se ler.
Mais informações sobre esse fim, acesse a página de suporte do Google ou o Blog Oficial do Orkut.

Melissa Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário