sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Comandos básicos MySQL


  • Conectando ao MYSQL

Com o MySQL já instalado na sua maquina, para fazer uma conexão com o servidor MySQL, podemos entrar com o seguinte comando no prompt ou terminal:
mysql -h NOME_DO_SERVIDOR -u NOME_DO_USUARIO

Após dar o comando, o sistema vai pedir a sua senha de usuário. Se você instalou o MySQL no seu próprio PC, você pode usar também localhost no lugar de NOME_DO_SERVIDOR.

Ou você pode se conectar com o root, basta usar o seguinte comando:
mysql -u root -p

  • Criando um banco de dados no MySQL
Para criar um Banco de Dados no MySQL usamos o comando CREATE DATABASE seguido do nome do seu Banco de Dados, uma boa pratica é deixar com o mesmo nome do seu projeto. exemplo:

CREATE DATABASE nome_do_banco;

Para ver todos os bancos de dados existentes no servidor usamos o comando:

SHOW DATABASES;

Em seguida selecionamos/entramos nesse Banco que criamos para podermos criar nossas tabelas, e realizar outras operações. Usando o comando:

USE nome_do_banco;

  • Criando uma Tabela no seu Banco de Dados
Para criarmos uma tabela dentro do nosso Banco de Dados usamos o comando CREATE TABLE seguido do nome da tabela que queremos criar. Exemplo:

CREATE TABLE `usuarios`
`id_usuario` INT (11),
`nome` VARCHAR (255),
`telefone` INT (15),
`data` DATETIME DEFAULT '0000-00-00 00:00:00'
);

O campo id_usuario será um número inteiro com até 11 caracteres, já o campo nome será VARCHAR que significa que é um campo de Texto com 255 caracteres, o campo Telefone que também é um numero inteiro com 15 caracteres, e por fim o campo data e hora DATETIME que por padrão DEFAULT preenche a data seguida da hora nesse formato  0000-00-00 00:00:00
  • Exibindo suas Tabelas
Para exibir as tabelas que foi criada usamos o comando:

SHOW TABLES;

E para ver as informações das suas tabelas, usamos o comando DESCRIBE ou DESC:

DESCRIBE usuarios;
  • Adicionando informações na tabela
Para adicionarmos os dados na nossa tabela usamos o comando  INSERT INTO iseguido do nome da tabela e entre parenteses o nome dos campos, fechamos, abrimos outro parenteses e colocamos as informações para cada campo. Exemplo:

INSERT INTO `usuarios` (`id_usuario`,`nome`,`telefone`, 'data') 
VALUES (1,'Melissa Lobo','22012201', '2016-08-19 12:15:41');

INSERT INTO `usuarios` (`id_usuario`,`nome`,`telefone`, 'data') 
VALUES (1,'Bruno Marinho','99012201', '2016-08-19 12:15:41');
  • Exibindo os Registros da sua Tabela
Para exibir as informações que adicionamos na nossa tabela, usamos o comando SELECT FROM que seleciona toda a tabela, seguido do nome da tabela no caso usuarios; Exemplo:

SELECT FROM usuarios;
  • Excluindo um Registro da sua Tabela
Para aparar alguma informação usamos o comando  DELETE FROM seguido do nome da tabela, seguido do comando WHERE que significa onde, nome da coluna é igual ao nome do valor do campo. Exemplo:

DELETE FROM clientes WHERE nome'Bruno Marinho';
  • Excluindo sua Tabela ou Banco (Para Sempre)
Para excluir a tabela ou o bando inteiro basta usar o comando DROP seguido do nome da tabela, ou nome do Banco de dados, mas lembre-se que ele vai excluir sua tabela ou Bando de Dados inteiro com todos os registros para sempre, por isso tome muito cuidado com esse comando. Exemplo:

Removendo a Tabela:
DROP TABLE nome-da-tabela;
ou, Removendo o Bando de Dados:
DROP DATABASE nome-do-banco;
  • Atualizando um Registro da sua Tabela
Para atualizar alguma informação usamos o comando UPDATE seguido do nome da tabela, seguido de SET que configura o campo para receber o novo valor, onde o id for igual ao que você definir, por isso toda tabela que usamos colocamos o campo id, para que assim fique mais facil localizar, atualizar e excluir um registro. Exemplo:

UPDATE usuarios SET telefone=33003300 WHERE id_usuario= 1;

Bom acho que esses são os básico, se precisarem de mais algum fiquem avontade para perguntar, futuramente posto umas queries mais complexas e legais. 

Melissa Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário