segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Formulários e Visualizações - XPages

No Domino, um formulário define como os documentos são exibidos para o usuário e como os itens de dados do formulário são armazenados. Uma visualização relata documentos em colunas e linhas.
Quando o usuário abre um novo documento, o formulário que define esse documento é usado para renderizar uma página na UI do cliente. Quando os usuários salvam o novo documento, os dados da UI são usados para criar o documento, de acordo com as definições de dados no formulário. Da mesma maneira, quando os usuários abrem um documento existente, os dados são renderizados na UI do cliente, de acordo com as definições de dados no formulário.
Geralmente, cada linha de uma visualização representa um documento. Entretanto, é fácil em um aplicativo XPage juntar mais de uma visualização, portanto, cada linha é uma visualização de mais de um documento para essa linha.
As colunas podem conter valores de dados a partir dos documentos ou informações computadas, tais como a data da última modificação do documento. As visualizações podem ser classificadas e categorizadas para apresentar melhor os documentos. As visualizações podem ser usadas como mecanismos de acesso aos dados, por exemplo, permitindo que os usuários abram um documento clicando duas vezes em sua linha na visualização.
Os aplicativos XPage utilizam formulários e visualizações. É possível usar formulários para conectar controles na página para as definições de dados do Domino. Primeiro, associe a página a um formulário. Em seguida, ligue os controles de entrada de dados da página aos campos no formulário. As visualizações do Domino podem ser incorporadas aos controles de Visualização de XPages.
Outros elementos do Domino que podem ser usados em uma página incluem:
  • Bibliotecas de JavaScript
  • Recursos de imagem
  • Recursos da folha de estilo
  • Recursos de tema
Melissa Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário