sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Certificações Java

O ano está acabando, 2015 começando e não tem hora melhor para fazermos um bom planejamento, estipular metas, e tirar aquelas certificações Java. Por isso segue agora um pouco mais sobre as certificações Java Oracle.

A Oracle divide as certificações Java em cinco categorias ou credenciais, que condizem com o grau de habilidade e conhecimento do indivíduo em relação à tecnologia Java.


Oracle Certified Associate
Oracle Certified Associate (OCA) é normalmente o primeiro passo para alcançar o carro-chefe das certificações, a Oracle Certified Professional. A credencial OCA garante que o indivíduo é conhecedor dos fundamentos da tecnologia.

Oracle Certified Professional
Oracle Certified Professional (OCP) é a referência de habilidade profissional e conhecimentos técnicos necessários para gerir, desenvolver ou implementar em toda a empresa bases de dados, middleware, ou aplicações. Cada vez mais os gerentes de TI usam a credencial OCP para avaliar as qualificações dos funcionários e candidatos a emprego.

Oracle Certified Master
Oracle Certified Master (OCM) reconhece o nível mais recente e avançado das habilidades do indivíduo comprovando sua capacidade de conhecimento. Esses profissionais são qualificados para responder às perguntas mais difíceis e resolver os problemas mais complexos.

Oracle Certified Expert Program
O programa Oracle Certified Expert (OCE) é uma parte do Programa de Certificação da Oracle que concede credenciais que reconhecem a competência em tecnologias específicas, arquiteturas ou domínios atualmente não abrangidos no caminho baseado nas Certified Associate e Certified Professional.

A Oracle Certified Specialist
As credenciais Oracle Certified Specialist são tipicamente certificações orientados para a execução de nível fundação dirigidas aos trabalhadores dos seus parceiros atuais da Oracle, funcionários de integradores que desejam se tornar parceiros da Oracle e pessoas que tencionem candidatar-se para o trabalho com os parceiros da Oracle-autorizados. Além disso estas certificações seria aplicável a qualquer pessoa que deseje adicionar credibilidade e ampliar suas habilidades em produtos específicos Oracle.

O que estudar?
Cada certificação possui seu próprio conteúdo ou tópicos, como são chamados pela Oracle. Para conhecer os tópicos de cada certificação é necessário acessar o site da Oracle (mais precisamente: http://education.oracle.com), entrar em Certificações, localizado no menu à esquerda, e em seguida em Java and Middleware. Os tópicos exigidos no exame da OCAJ, por exemplo, são: 

1. Conceitos fundamentais de Orientação a Objetos (tipos primitivos, enumeration, classes concretas e abstratas, interfaces, objetos, etc.);
2. Conceitos OO em UML (classes, interfaces, objetos, herança, visibilidade, composição, associação);
3. Conceitos OO em Java (declaração, instanciação, associação, sobrecarga, arrays, polimorfismo).
4. Concepção e Implementação de Algoritmos (variáveis, escopo, condicionais, iterações, operadores, comparação);
5. Fundamentos de Desenvolvimento em Java (pacotes, importação, comandos java e javac e principais pacotes);
6. Plataformas Java e suas tecnologias (J2SE, J2EE, J2ME, RMI, JDBC, RDBMS, SQL, JNDI, JMS);
7. Tecnologias executadas no cliente (HTML, JavaScript, J2ME, Applets, Swing, etc.);
8. Tecnologias executadas no servidor (JSP, Servlets, EJB, HTTP, Web Services, etc.).

O Exame
Para realizar o exame é necessário primeiro comprar um voucher, que lhe dá o direito de
fazer a prova. Existem duas maneiras de adquiri-lo:
1) entrar em contato com a Oracle University através do telefone 0800-891-6502;
2) por meio do site da Pearson Vue, agência credenciada para aplicar as provas. Esta é a maneira mais vantajosa porque através deste site, além de possibilitar a compra do exame, é onde fazemos o agendamento e a escolha do local em que a prova será aplicada.
Caso o exame seja adquirido pela Oracle University, o agendamento do exame ainda assim deverá ser realizado pelo site da Pearson Vue.

  As certificações oferecidas pela Oracle têm como objetivo certificar que o usuário da linguagem Java possui o conhecimento necessário para trabalhar na área. A conquista de uma certificação se torna um diferencial na concorrência do mercado de trabalho, porém conquistar este diferencial não é uma tarefa fácil, pois exige muita dedicação, estudo e muita prática no uso do Java.

Melissa Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário